sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

AMIZADES PROIBIDAS

Com delay de 12 anos, enfim tive o prazer de ver esse imperdível pequeno-grande filme: "JSA: Joint Security Area" ("Zona de Risco", no Brasil e "Gongdong gyeongbi guyeok JSA", original na Coréia do Sul). Dirigido por Chan-wook Park (mesmo de Oldboy) e estrelado pelos atores sul coreanos mais conhecidos no ocidente, Kang-ho Song e Byung-hun Lee, eis aqui um filme absolutamente surpreendente.
Que segredos, que microscópicos segredos, estão guardados na fronteira entre as duas Coréias?

A trama é simples: na tensa fronteira entre as duas Coréias (uma fina extensão de terra não muito maior que meio quilômetro), os dois países possuem plantaram duas torres que se observam o dia inteiro. Numa noite, um incidente mal explicado resulta na morte e ferimentos de oficiais. E, para investigar a situação, uma junta militar suíça (neutra) é convocada para ouvir os dois lados da história. Pouco a pouco, vamos costurando a série de eventos que levaram aos trágicos acontecimentos.

Até então, há uma atmosfera séria, de típico filme de guerra. Mas um giro de 360 graus nos mostra os bastidores do misterioso acontecimento. E então descobrimos que JSA também é um filme sobre amizade - verdadeira amizade - formada por laços proibidos. As duas duplas de soldados que se observavam dioturnamente eram, na verdade, amigos que passavam infinitas horas de tédio juntos, fortalecendo um encontro improvável (impossível) e que acabou resultando numa escalada de sérios eventos que poderiam abalar a situação geopolítica da península.
O filme sobre o mais improvável encontro de todos: o de inimigos jurados

Mas JSA é um filme muito maior que essa breve descrição. É um filme dramático, intenso e muito convincente. Ao mesmo tempo, é leve, doce, inocente e genuinamente engraçado. Um filme para rir e chorar, em iguais proporções, sem exageiro. Absolutamente imperdível.

Nenhum comentário: