quinta-feira, 21 de agosto de 2008

O LAMENTO DA BORBOLETA


Descobri, sem muita demora, que você é uma borboleta. Isso, uma Borboleta. E pelo menos até hoje, a minha Borboleta. Mas uma especial, vermelha, misteriosa, inquieta, impaciente, que quer polenizar todas as flores, e voar por cada centímetro do jardim, e voltar, e pousar, e voar de novo, sempre com o desesperado desejo de ir embora. Uma Borboleta especial, porque nunca foi lagarta, porque nunca foi feia, porque nunca foi incompleta. Uma borboleta perfeita, uma perfeita Borboleta, na sua arte de me encantar, quando te vejo à minha janela ensolarada, ou nos teus pedidos velados de ajuda, sob minha janela chuvosa. E eu estou sempre ali para estender a mão e te cuidar delicadamente ou para que você simplesmente pouse nela para eu te admirar antes que você alce vôo novamente. Mas eis que você é a minha Borboleta, no seu lamento de "ser borboleta e não passarinho". Uma borboleta que se angustia em não ser passarinho, de não voar mais alto. Uma borboleta determinada em ser passarinho. E que acaba conseguindo. E conseguindo ser passarinho, passa a sonhar ser avião. Para então querer ser foguete e, quem sabe um dia, cometa. Para quando for cometa, querer ser estrela. E a Borboleta, neste sonho épico de se tornar estrela, já não enxerga seu jardim de cores e possibilidades, os bichinhos com quem ela pode conversar, as pedrinhas, as folhas, as flores, o vento. Um jardim-universo que parece pequeno demais para a Borboleta inquieta que olha para o alto na sua busca determinada de se transformar em estrela. Meu amor, a mais linda Borboleta. A que nunca foi lagarta, a que eu quero colorindo meu jardim, meu dia, minha vida. Meu passarinho, meu avião meu avião destino, meu cometa de Pequeno Príncipe, meu planeta, meu país, minha estrela da sorte. Estou sempre sorrindo para você, da minha janela, e com a ponta do dedo estendida para que você venha pousar nela, para eu te cuidar um pouquinho e te perguntar, cheio de curiosidade: "por onde você andou, minha amada Borboletinha? O que andou aprontando?". Deus sorri do alto para você, tenho certeza; um sorriso gostoso, de quem pensa "ah... essa Borboletinha, tão inquieta, que quer ser estrela". Não menospreze o teu poder mágico de transformação e revolução, porque tal como a Borboleta que você é, que nunca foi lagarta, teu vôo perfeito já te permite voar estrelas e continentes, basta acalmar este coração vermelho, pulsante, de borboleta impaciente; porque tudo, por mais longe que esteja, virá em marcha cuidadosa, ao recanto dos teus pés, das tuas asas. E tudo, um dia, será teu.

Nenhum comentário: