sábado, 30 de março de 2013

QUANDO UM PRIMEIRO AMOR GANHA UMA SEGUNDA CHANCE

Alguns casais tem o azar de se conhecer tarde demais. Outros, muito cedo. No caso de Al (Freddie Prinze Jr.) e Imogen (Julia Stiles), trata-se de algo no meio do caminho. É sobre essa (estranha) equação a história de "Down to you" ("Louco por você"), típica comédia romântica da década de 90 em que as incertezas amorosas precisam duelar com todas a angústias relacionadas a amadurecer (carreira, família, futuro), com doses equilibradas de drama e humor escancarado. 

Os dois se conhecem por acaso, numa festa na faculdade, e rapidamente tomam conta da vida um do outro, partilhando afinidades, desejos, particularidades e se descobrem perdidamente apaixonados. Mas a imaturidade - teriam se conhecido cedo demais? - faz com que Al e Imogen sigam caminhos distintos após um breve (e intenso) período juntos. Ela foi ficando vez mais confusa sobre que rumos estava dando à sua vida e ele se tornando cada vez menos habilidoso em compreendê-la. 
Al e Imogen se conheceram cedo demais. Será mesmo?

O filme é narrado por meio de flashbacks, em que tanto Al quanto Imogen refletem sobre aquele tempo passado (perdido?) e, inevitavelmente, como acabaram marcando as suas vidas de forma talvez irreparável (aquele amor . Tentam compreender os passos em falso e, com uma delicada dose de amargura, fazem-nos questionar se há mesmo um amor duradouro, capaz de vencer o tempo; quando se esvai a paixão e nos tornamos chatos, se há matéria suficiente para fazer duas pessoas seguirem juntas. 

E, nesta narração em que sabemos que "algo" aconteceu para separá-los, ficamos também torcendo por eles, por um acaso que pudesse trazê-los de volta um para o outro. E aí se encontra a beleza desta história que, como tantas outras, narra a dor e a delícia de se amar alguém verdadeiramente: a  possibilidade de dar a um primeiro amor uma segunda chance. 

Nenhum comentário: