quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

AS CRIANÇAS ESTÃO BEM

Como é difícil falar deste filme tão fácil de se encantar. Só consigo imaginar reflexões belas a respeito deste filme tão especial que por pouco não ignorei. "The kids are all right" (Minhas mães e meu pai) é uma das melhores surpresas-indie que vi nos últimos tempos. Poderia ser um irmão de alma de "Sideways", filme com uma energia muito semelhante e que me irradiou de forma muito parecida ao final. Há muito e muito pouco a se dizer sobre "The kids are all right", mas posso resumir muito bem ao dizer sem equívoco que este é um filme absolutamente imperdível.

A história, belamente dirigida por Lisa Chlolodenko, narra a vida nada convencional de uma moderna família americana. Nic (Annete Bening) e Jules (Julianne Moore) são casadas e resolveram ter dois filhos via inseminação artificial - e a partir do mesmo doador. Desta empreitada, nasceram Joni (filha de Nic) e Lazer (filho de Jules). Quando Joni faz 18 anos decide procurar o doador e assim conhecem Paul (Mark Ruffalo), um neo-hippie boa praça que deu certo na vida. Ele é dono de um restaurante da moda, vive de maneira ecologicamente correta e chega como um furacão na vida de Nic e Jules, mudando tudo de maneira aparentemente irreversível. 

No começo tudo vai muito bem e, de uma forma ou de outra, todos se enamoram com a construção desta família improvável. Mas rapidamente esta frágil estrutura se desfaz - de maneira quase previsível - numa trama de choros e risos que dá uma alma singular e muito honesta ao filme. Todos se relacionam de formas distintas com Paul e isso eventualmente cria uma série de conflitos que faz com que a anteriormente "perfeita" família de Nic e Jules pareça estar ruindo também.

Eis aqui um filme despretensioso e completamente adorável. O elenco brilha do começo ao fim com atuações muito verdadeiras que iluminam a história de quase duas horas. Uma comédia com toques de drama, um drama com toques de comédia. Mas não faz sentido buscar um gênero aqui, porque há espaço para tudo.

"The kids are all right" é um filme humano, sincero, engraçado, comovente, tocante, apaixonante sobre a vida possível. A vida que cada um pode realizar, cada um ao seu jeito. Sem expectativas, sem padrões, preconceitos ou ideais de perfeição. 

As crianças estão bem, sim.

Todos estão bem.

Um comentário:

Anônimo disse...

Lisa Cholodenko é homossexual e militante. Tanto que este filme é baseado na propria vida. Tudo pela "causa". Final improvável. Paul simplesmente some? ?????
Jules o esquece???
Lisa Cholodenko vai catar coquinho...