sexta-feira, 20 de novembro de 2015

RELACIONAMENTOS TÓXICOS: ANALISE, IDENTIFIQUE, FUJA


Existe um clichê que diz: você só entende que vivia um relacionamento ruim quando vive um bom. E, como todos os clichês, há uma verdade imensa nessa reflexão. Porque, infelizmente, a gente se condiciona a aceitar o que não deveria aceitar. E viver o que não deveria viver. Seja por acomodação, por medo da solidão, por um pensamento equivocado de que "eu não mereço coisa melhor".

Acredite no que eu vou te dizer: VOCÊ MERECE, SIM. 

A gente fecha os olhos, finge não ver as verdades que doem ali, escancaradas sob os nossos olhos. Criamos mentiras que nós mesmos acreditamos: "mas ela(e) tem essa qualidade e isso não é fácil de achar". Nada, absolutamente nada, justifica o preço de você abrir mão da sua felicidade, liberdade e paz, em troca de uma vida refém de um "amor tóxico". 

Traços de um relacionamento tóxico, abusivo, disfuncional:

- A presença constante de mentiras. Seja porque o parceiro(a) está constantemente mentindo ou porque você mesmo precisa mentir para lidar com o relacionamento;

- Um sentimento constante de sufocamento; você sente-se mais feliz quando está longe do seu parceiro(a);

- Agressões físicas, verbais, emocionais, psicológicas;

- Desrespeito à sua liberdade individual, seus gostos, suas escolhas;

- Controle dos seus relacionamentos paralelos (famílias, amigos, eventos de trabalho);

- Falta de consideração com aspectos que você considera importantes na sua vida (trabalho, objetos pessoais, ocasiões);

- Ameaças e manipulação;

- Traição;

- Impaciência com seus erros e exigência que você seja compreensivo(a) com os erros do seu parceiro(a);

E essa lista poderia ir por páginas e páginas... Um relacionamento sério, adulto, saudável, não significa um amor de novela. Existem brigas, sim; conflitos de opinião, de projetos. Gostos diferentes, divergências. Mas nada que não seja "do jogo". Nada que não se resolva.

Amar alguém é embarcar num projeto de vida que deixa de ser seu, exclusivamente, e isso implica em abraçar aspectos novos, adaptar outros, abandonar outros completamente. Porque vale a pena, porque é menor, porque estar com aquela pessoa é o que importa.

Um relacionamento onde existe traição, mentiras, manipulação, ameaças físicas e verbais; agressões; onde você se vê prisioneiro(a) de um "amor tóxico", não pode ser sustentado, nem justificado por absolutamente nada. 

A vida é uma só e ela é breve, ela passa. Não aceite que um aspecto tão fundamental da sua vida seja consumido por um relacionamento destrutivo. Você, melhor do que ninguém, sabe; enxerga, percebe que vive algo ruim. 

Existe alguém, em algum canto, que vai te mostrar que existe uma felicidade possível, que o amor vale a pena e que você é uma pessoa incrível, especial, pelo que é. 

Então, o que te impede de partir?

Nenhum comentário: