segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O QUE VOCÊ FARIA?

Em alguns dias, um meteoro colidirá com a Terra, acabando com a vida no planeta. As empresas já não se preocupam mais com metas nem carreiras nem funcionários. Animais são abandonados à sorte, assassinos postam ofertas de trabalho, a polícia não se ocupa mais dos criminosos, os correios deixaram de entregar cartas, os canais de TV não exibem mais sua programação, os aeroportos foram oficialmente fechados e as pessoas erram pelas ruas, em busca de atividades finais.
 
Sem saber o que fazer, alguns fogem, outros se trancam em casas e abrigos, outros tantos aderem gangues de saqueadores, outros decidem beber, comer e festejar até o fim. Nunca o planeta esteve tão abandonado e sem rumo. Esta é a temática do [lindo e profundamente tocante] "Procura-se um amigo para o fim do mundo" ("Seeking a friend for the end of the world"), dirigido por Lorene Scafaria. 
 
Neste contexto, Dodge (Steve Carell - maravilhoso, como sempre) é um homem infeliz, que acabou de ser abandonado pela esposa e que passa os seus dias meditativo e melancólico, sem saber o que fazer com os seus últimos instantes na terra. Ele conhece Penny (Keira Knightley em seu melhor papel até hoje), uma adorável inglesa, que passou sua vida inteira fazendo as piores escolhas.
 
 Penny e Dodge têm uma última coisa a fazerem juntos, antes do fim do mundo. Redenção
 
Nasce uma amizade e um pacto entre esses dois sobreviventes. Dodge quer encontrar o amor da sua vida, uma mulher por quem ele foi apaixonado à época da escola. Penny deseja desesperadamente achar alguém que possa levá-la até o outro lado do Atlântico, para que ela possa ver os seus pais pela última vez. Os dois decidem se ajudar e ganham a estrada, formada por surpresas, perigos, encontros insólitos e, inevitavelmente, redenção.
 
Este é um filme delicado, feminino (não à toa é dirigido por uma mulher), e que utiliza uma poderosa(síssima) metáfora para discutir, afinal, "o que estamos fazendo das nossas vidas?". O que ainda pode ser feito? O que ainda pode ser corrigido, vivido, perdoado, antes do "final".
 
Dodge e Penny descobrem isso, juntos, e são generosos o suficiente para deixarmos acompanhá-los até o fim. Eis aqui um filme lindo, que não pode ser ignorado. Um filme que fica, que marca, que silencia. Um filme para nos ajudar a buscar "algo", antes que tudo se acabe. Seja um amigo, um amor, uma ideia, um desfecho, um recomeço. Um filme sobre a ideia que nunca é tarde demais para nada, e que está nas nossas mãos a decisão sobre o que é realmente importante em nossas vidas.
 
O fim do mundo nunca teve tanto sabor de começo. 

Nenhum comentário: