quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A LIÇÃO DE CARRERAS


Os "Três Tenores", Plácido Domingo, Luciano Pavarotti e José Carreras

Nem todos conhecem esta fábula da vida real, mas esta é uma história que merece ser conhecida e compartilhada. Desde 1984, José Carreras e Plácido Domingo, dois dos 3 tenores, eram inimigos declarados e que não deviam ser convidados para os mesmos eventos.

Em 1987, José Carreras descobriu que sofria de leucemia e passou a se submeter a tratamentos caríssimos nos Estados Unidos, país para o qual viajava quase todos os meses. Impossibilitado de trabalhar e com as despesas elevadas, em pouco tempo José Carreras viu sua fortuna se desfazer.

Sem meios para continuar seu tratamento, ele descobriu que havia uma clínica em Madri, a Fundación Hermosa, que tratava e apoiava portadores de leucemia. Com a ajuda da fundação, Carreras conseguiu vencer o câncer.

Recuperado, José Carreras voltou a cantar e decidiu se associar à Fundación Hermosa para ajudá-la financeiramente. Porém, ao tomar mais conhecimento da instituição, Carreras descobriu - para seu espanto - que o fundador da Hermosa era ninguém menos que seu maior inimigo: Plácido Domingo. E mais, Carreras descobriu que a clínica havia sido criada, na verdade, para atendê-lo exclusivamente. Plácido Domingo se mantinha anônimo para que José Carreras não se sentisse constrangido, humilhado ou negasse a ajuda do seu "inimigo".

Um belo dia, numa apresentação de Plácido, em Madri, José Carreras interrompeu-o e se pôs de joelhos à sua frente. Pediu perdão, publicamente, e agradeceu a Plácido Domingo por ter salvo a sua vida. Uma jornalista, então, perguntou a Plácido Domingo o motivo de ele ter criado a Fundación Hermosa que, além de beneficiar um inimigo, manteria vivo um dos poucos tenores capazes de superá-lo artisticamente. Ao que Plácido Domingo respondeu: "eu não seria capaz de privar o mundo de sua voz".

Um comentário:

Anônimo disse...

é muito,muito comovente esta estoria,é uma fabula mesmo,da vida real.